sexta-feira, 12 de julho de 2013

Câncer de Mama

Olá amigos, 
Quanto tempo né? Bom, antes de iniciarmos gostaríamos de pedir desculpa pela nossa ausência, ficamos um mês sem postar, mas foi por motivos maiores. Então, vamos matar a saudade né!! Hoje iremos dar inicio ao tópico de Mastologia Oncológica, para quem ainda não sabe a fisioterapia também atua na reabilitação no câncer de mama (antes, durante e após o tratamento), hoje iremos falar sobre o que é, as causas, sintomas e como é feito o diagnostico do câncer de mama. Vamos lá? 



Segundo o INCA (Instituto nacional de Câncer), no Brasil, estimam-se 52.680 novos casos de câncer de mama desde 2012), as taxas de mortalidade continuam altas, porque a doença é diagnosticada em estádios avançados. Os dados mais recentes de óbitos divulgados pelo instituto apontam que, em 2010, morreram no Brasil 12.852 pessoas, sendo 147 homens e 12.705 mulheres, com esses dados vocês devem ter percebido que o número de mulheres com câncer de mama é maior que o de homens, isso mesmo pessoal, ele é mais comum em MULHERES, porém isso não quer dizer que não pode acometer HOMENS. 
No site do INCA vocês irão achar estatísticas do CÂNCER, é só clicar AQUI para ter acesso.

A FORMAÇÃO DO CÂNCER
Nosso corpo é constituído de células, estas são formadas por uma membrana  externa, pelo citoplasma que é o corpo, e pelo núcleo (parte interna), onde se encontram os  cromossomos, que são compostos de genes. Os genes são formados pelo ácido desoxirribonucléico, que é o que conhecemos como DNA. Nos genes estão contidas todas as informações necessárias de como uma célula deve funcionar, porém este DNA pode sofrer alterações, logo, com esta mutação genética, as informações contidas nos genes passam a ser transmitidas de forma errada, e os genes que anteriormente eram normais, se transformam em oncogenes, responsáveis pela desordem e multiplicação anormal das células, surgindo assim o câncer.


Fonte: INCA


Esse crescimento desordenado faz com que se tenha uma massa anormal de tecido, que é o que chamamos de tumor (neoplasias), onde se tem capacidade de se espalhar para outras regiões do corpo, acarretando problemas funcionais, que nesse caso é o câncer. 
As neoplasias podem ser benignas ou malignas
Os tumores Benignos não invadem os tecidos vizinhos, porém pode comprimir os órgãos, já os Malignos invadem os tecidos vizinhos, podendo se espalhar por todo corpo (disseminação metastática). 
O CÂNCER É UMA NEOPLASIA MALIGNA. 
Órgãos mais envolvidos pela metástase: 
 
O câncer pode ser não invasivo (carcinoma in situ) ou invasivo.
 
O câncer não invasivo, como diz o nome, as células cancerosas não invadem os tecidos vizinhos, elas crescem na camada do tecido de origem. Essa classificação se dar para o primeiro estágio do câncer (não é usada para câncer sanguíneo), se tratado antes de chegar a fase invasiva pode ser curável.  
 
No câncer invasivo as células cancerosas saem do tumor e invadem outras camadas do tecido, podendo atingir os sistemas sanguíneo e linfático e se espalhar para outras partes do corpo (metástase).  

Fonte: INCA
ANATOMIA DA MAMA
 
A mama é constituída por tecido glandular (lobos, lóbulos, ductos lactíferos), tecido adiposo e conectivo (tec. estromal).
 
Os lobos se dividem em lóbulos, onde é produzido o leite, e são ligados aos ductos, que conduz o leite até o mamilo. Imagine um cacho de uvas, cada uva corresponde a um lóbulo, o cacho os lobos e o talo o ducto... Imaginou?? A mama é bem parecida.
 
 
As mulheres mais jovens apresentam mamas mais firmes e densas, por conta da quantidade maior de tecido glandular, com o avançar da idade o tecido mamário vai deixando de se desenvolver (atrofiando), sendo substituído por gordura. 
 
Também são encontrados na mama os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos, que são como pequenas veias, mas transportam um líquido chamado de linfa, estes vasos terminam nos gânglios que servem para reter bactérias, células cancerígenas, etc. Os vasos linfáticos seguem por trás da aréola, passam lateralmente ao músculo  peitoral maior (contendo gânglios também  em peitoral menor), até chegar na região axilar. A irrigação sanguínea acontece por meio da artéria axilar, ramos da artéria torácica e das artérias intercostais.
 
 
O CÃNCER DE MAMA
 
O câncer de mama pode surgir nos lóbulos ou ductos lactíferos e raramente no tecido estromal.
 
Quando o câncer tem origem no lóbulo é chamado de Carcinoma Lobular in Situ ou Carcinoma Lobular invasivo. Quando sua origem é no ducto é chamado de Carcinoma ductal in Situ ou Carcinoma ductal (mais comum).
 
 
Ainda não se sabe por que o câncer de mama surge, porém já descobriram alguns fatores que podem favorecer o seu surgimento. Com isso, vocês devem estar achando que o câncer não surge em pessoas que não estão expostas aos fatores de risco!! Não pessoal, a ausência desses fatores não quer dizer que a mulher ou o homem não possam ter câncer, porém quanto mais fatores de risco, maior a chance de desenvolver o câncer.  
 
FATORES DE RISCOS
 
- Sexo feminino (também pode ocorrer no sexo masculino) 
 
- Mulheres com menarca precoce (antes dos 12 anos)  
 
- Menopausa tardia (após os 55 anos) 
- Idade acima dos 40 anos (faixa etária de maior risco) 
 
- Pílulas anticoncepcionais 
 
- Historia familiar (parente de primeiro grau com histórico de câncer de mama na pré-menopausa – mãe ou irmã, mutação dos genes BRCA1 e BRCA2 – genes anti-oncogenes) 
 
Se quiser saber mais sobre os genes BRCA1 e BRCA2 é só clicar AQUI
 
- Terapia de reposição hormonal (combinação de estrogênio com progesterona) 
 
- Antecedente de câncer de mama (quem já teve câncer de mama e fez tratamento)
 
- Mulheres sem filhos (com faixa etária de maior risco- 40 anos) 
 
- Primeiro filho após os 30 anos (principalmente após os 35 anos)  
 
- Obesidade (sofrem de alteração hormonal) 
 
- Consumo de álcool 
 
- Dieta rica em gordura animal 
 
-Radiações ionizantes 
 
A amamentação, hábitos alimentares saudáveis (diminuição do consumo de gordura, sal e açúcar; aumento no teor de grãos integrais, vegetais e frutas) e prática de atividade física regular (a Sociedade Americana de Oncologia recomenda 45 minutos diários de exercícios por pelo menos 5 dias por semana), diminui o risco de câncer de mama.
 
SINAIS E SINTOMAS
 
O primeiro sinal do câncer de mama é a percepção de um caroço (nódulo) duro e bem aderido na mama durante a palpação da mesma e que geralmente não dói. Além do nódulo outros sintomas podem surgir no câncer de mama, vamos ver: 
 
 
A presença desses sinais e sintomas pode não indicar câncer, assim como os nódulos, onde alguns são benignos (arredondado e móvel a palpação), por isso é importante consultar um médico para saber do que se trata. 
 
 
AUTO EXAME
 
O quanto antes for feito o diagnostico, maior a chance de cura. O auto-exame da mama é uma das formas mais precoce para a detecção do cancêr de mama, ele deve ser realizado mensalmente por todas mulheres acima dos 20 anos, após uma(1) semana da menstruação, pois nesse período a mama estará menos inchada e sensíveis e não sofrem a influencia das variações hormonais que as deixam com aspecto nodulares. Para aquelas que estão no pós-menopausa o ideal é escolher um dia no mês para realizar o auto-exame. 
 
É muito importante a mulher conhecer as características de sua mama, pois assim facilita a detecção de quaisquer anormalidade que possa surgir, por isso iniciar o exame quando ainda jovem e fazê-lo com frequência ao longo do tempo é de suma importância. 

PASSO A PASSO DO AUTO-EXAME DA MAMA:
 
DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA
 
Mamografia 
 
A mamografia é um exame de raio x usado para visualizar a região interna da mama através de um aparelho chamado mamógrafo. Esse tipo de exame é indicado para mulheres entre 40 e 70 anos, onde deve ser realizado anualmente, assim como o auto- exame da mama, tem que ser realizado após o período menstrual, pois pode causar desconforto. O exame é usado para detectar a presença de nódulos palpáveis ou não nas mamas. 
 
Ultrassonografia 
 
A ultrassonografia é um exame indicado para mulheres jovens, para avaliar a presença de nódulo na mama quando já possivelmente identificado pelo médico no exame físico. Através das imagens reproduzidas, o médico pode observar o local, a forma, tamanho e consistência do objeto identificado na mama, logo, é utilizado no diagnóstico do câncer, porém para mulheres com média de 40 anos de idade é indicado outro exame, a mamografia, por se tratar de uma técnica mais precisa e eficaz.

 
Biópsia da Mama
A biópsia é a retirada de uma amostra de tecido, através de uma agulha podendo usar anestesia ou não, e às vezes guiada pela ultrassonografia. É realizada quando a mulher já realizou outros exames anteriormente que detectaram a presença de um nódulo, então é feita a remoção de uma amostra deste  nódulo  para confirmar a presença de câncer ou não, pela análise em laboratório , do conteúdo removido. Além disso,  biópsia serve para detectar se há receptores para hormônios como estrogênio e progesterona (em caso de câncer), pois neste caso, o prognóstico é favorável já que este responde bem ao tratamento hormonal.

 
É isso ai pessoal, o que acharam??
Nos próximos post iremos falar sobre os tratamentos do câncer de mama e também sobre a atuação do fisioterapeuta no pós cirúrgico de câncer de mama. Fiquem ligados!!

Ah!! Para os acadêmicos e profissionais da saúde que quiser se aprofundar no assunto, o INCA estar promovendo cursos online e grátis, com direito a certificado no final do curso, clique AQUI e faça sua inscrição.

ATÉ A PRÓXIMA
 
 
REFERÊNCIAS:
Beyond the Schock
http://www.mdsaude.com/2010/03/cancer-de-mama-sintomas.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário